sábado, 27 de agosto de 2016

Sobre o livro #3: Extraordinário


O livro Extraordinário conta a história de August, que é um menino de 10 anos o qual nasceu com uma deformidade facial genética. Por conta da doença ele teve uma infância um pouco conturbada, sempre estava em hospitais e passou por várias cirurgias. August era alfabetizado em casa devido à sua saúde fragilizada e pelo fato de seus pais temerem que ele sofresse preconceito.

Quando August completa dez anos sua saúde esta muito mais estável e os pais resolvem colocá-lo na escola. A princípio ele não gosta nada da ideia, pois ele sabe que as pessoas o olham de uma forma diferente, por causa de sua doença, mas no final das contas ele resolve ir. Antes do começo das aulas ele vai conhecer a escola e o diretor chama três alunos que considera legais para fazer um tour na escola com o August. Nesse tour ele conhece o Jack que vira um grande amigo dele e também conhece o Julian, que foi super grosseiro perguntando se tinha sofrido algum acidente e se seu rosto tinha sido queimado. Quando August volta para casa já não sabe mais se quer ir para a escola, mas sua mãe o convence dizendo que quando ele quisesse desistir ele podia.

Então, basicamente, esse livro conta o primeiro ano de August na escola e como ele e a família lidam com as adversidades. Fala também de bullying mostra como as pessoas são preconceituosas e ligam apenas para a aparência. É comovente ver como o August lida com todas as situações que ele passa. Recomendo esse livro, principalmente, para os adolescentes que estão iniciando na leitura, pois a escrita dele é bem simples e passa uma mensagem bem legal. Ele é bom, também, depois que você leu aquele livro pesado e denso.