terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sobre o livro #7: Fiquei com seu número

O livro “Fiquei com seu número” conta a história de Poppy Wyatt que está super feliz, pois foi pedida em casamento pelo seu tão sonhado e perfeito namorado Magnus Tavish. Numa bela noite Poppy e suas amigas vão para um hotel comemorar o noivado e Poppy faz questão de mostrar o anel que está há três gerações na família de seu noivo e que agora é dela. Quando que por um descuido acaba perdendo seu anel de noivado e é ai que começam todos seus problemas.

   Poppy começa a fazer várias ligações para a polícia e distribuir seu número para todas as pessoas que possam ajudá-la. Porém, na busca de conseguir um sinal melhor para o celular ela acaba sendo roubada. Ela então fica totalmente desesperada e começa a pensar como vai fazer agora para encontrar o anel, afinal de contas ela distribuiu seu numero para todos os funcionários do hotel. De repente, como num milagre, ela encontra um celular numa lata de lixo, então ela pensa “se está no lixo é público”. Poppy, assim, pega o celular e começa a distribuir seu numero novo para todos os funcionários novamente. Porém, o celular pertencia a uma ex-assistente de um executivo de uma grande empresa e ele pede o telefone de volta só que Poppy não quer devolvê-lo e explica toda a situação que ela se encontrava. O executivo sem opção acaba concordando em deixar o celular com ela, mas eles fizeram um acordo Poppy tem que encaminhar todos os emails dele para o seu celular.
      Esse é o primeiro livro desse estilo que leio é o chamado chick lit que são romances leves e divertidos. Achei bem cômico, dei algumas boas gargalhadas, mas alguns momentos me incomodaram nesse livro, um exemplo é como a mulher geralmente é retratada como frágil, desastrada, e que precisa de um homem para fazer com que sua vida tome algum rumo. Também há o relacionamento um tanto quanto abusivo que a protagonista está que é disfarçado pela forma como ela idealiza um homem e pelo apelo ao casamento que se mostra tão necessário tanto no livro como em nossa sociedade.

É de fundamental importância ler qualquer livro com pensamento e análise crítica, pois os livros, assim como qualquer outro meio de informação, influenciam muito as pessoas. Tenho certeza que diversas jovens acabam se deixando influenciar por certas coisas que leem e assistem e acabam não usando o pensamento crítico e fazendo uma analise errônea de suas próprias vidas.


Isso acaba gerando uma falsa ideia de que não haverá felicidade, ou de que a vida não será completa e perfeita, se elas não viverem e estiverem de acordo com o modelo impregnado em diversas histórias desse tipo. Assim, livros como esse acabam sendo um desserviço para meninas que ainda estão formando a sua personalidade e ainda não sabem o quanto esse modelo de vida e comportamento feminino, cultuado em diversos romances, pode ser prejudicial para a sua autonomia.


Dessa forma, e relacionado a livros como esse, é importante que se possa sempre criticar o que ainda é retratado de forma equivocada e buscar leituras que fujam desse padrão (menina desajeitada, frágil, que não é nada sem o apoio de um homem poderoso ou relacionamento) para que se possa ter uma ampliação da nossa visão quanto ao papel feminino na sociedade e, com isso, também, a quebra de diversos estereótipos que permeiam o universo feminino dentro dos romances o que promove o enriquecimento dos enredos e possibilitam que as histórias não sejam tão rasas e gerem uma reflexão naqueles que farão sua leitura.

__________________________________________________________________________________________

     Espero muito que vocês tenham gostado do post! Nos acompanhem no Instagram (@Literalmentelendo) para ficar por dentro de todas as dicas de livros.

     Até a próxima!