sábado, 17 de dezembro de 2016

Sobre o livro #8: A importância da leitura

     A leitura é um importante mecanismo que nós, seres humanos, utilizamos com diversos
propósitos. Lemos para buscar informações, para conhecer mais sobre determinado assunto, para
matar a curiosidade e até mesmo para fugir da nossa realidade, por meio das histórias escritas por diversos autores e que nos permitem viajar em nossa imaginação e experienciar, por meio dela, os diversos universos e coisas fantásticas que são encontradas em diversos livros.

   Vale aqui destacar que nem todo tipo de leitura se torna algo engrandecedor ou produtivo, não adianta só dizer que ler é importante, por que ler qualquer coisa de qualquer forma também não será algo realmente interessante. É necessário saber escolher conteúdos realmente úteis, que não sejam leituras descartáveis sem propósito, que servem somente para o empobrecimento do nosso intelecto, e também sempre analisar de forma crítica o que nos propormos a ler, pois, muitas vezes corremos o risco até de sermos enganados, devido ao fato de que há muitas coisas, na própria internet, que não são verídicas e são feitas assim de propósito sendo um desserviço à nossa sociedade. 
   
     Digo isso, pois, muitas vezes, as pessoas acham que conhecem um assunto pelo simples ato de ler a manchete e com isso saem replicando inverdades. O que falta nas pessoas é se aprofundar no assunto que se propõem a falar, mas se aprofundar causa preguiça por isso é mais fácil replicar a mentira. Mais de 70%* dos brasileiros não leem e se informam apenas pela televisão e rádio onde a informação é bastante superficial. 

  Assim, ler se torna um ato fundamental para o nosso desenvolvimento intelectual, devido ao fato de que, a partir dela, expandimos nossa imaginação, ampliamos nosso conhecimento a cerca de diversos assuntos e temos a possibilidade de explorar outras realidades as quais não vivenciamos. Mas é sempre bom buscar a leitura como uma forma de ampliação e reflexão e não como uma verdade absoluta. 

*Dado retirado do livro Como conversar com um fascista? 

__________________________________________________________________________________________

     Espero muito que vocês tenham gostado do post! Nos acompanhem no Instagram (@Literalmentelendo) para ficar por dentro de todas as dicas de livros.

     Até a próxima!