sábado, 30 de dezembro de 2017

Sobre o livro #13: As Boas Mulheres da China - Xinran

SINOPSE: Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna. Seu programa de rádio, Palavras na Brisa noturna, discutia questões sobre as quais poucos ousavam falar. São histórias como as de Hongxue, que descobriu o afeto ao ser acariciada não por mãos humanas, mas pelas patas de uma mosca; de Hua’er, violentada em nome da 'reeducação' promovida pela Revolução Cultural; da catadora de lixo que impôs a si mesma um ostracismo voluntário para não envergonhar o filho, um político bem-sucedido; ou ainda a de uma menina que perdeu a razão em conseqüência de uma humilhação intensa. O olhar objetivo de Xinran dá aos temas um tratamento firme e delicado, trazendo à tona as esperanças e os desejos escondidos nessas difíceis vidas secretas.


MINHA OPINIÃO: Esse livro é muito forte e emocionante. Xinran reuni várias histórias que marcaram sua vida como jornalista no comando do seu programa de rádio. O livro também fala da revolução cultural na China e como isso afetou as pessoas, pois, antes da revolução, o país já era bem machista e com a revolução isso parece que se intensificou.
   Um relato que me impressionou bastante foi de uma menina de 12 anos que foi sequestrada e vendida para um homem com mais de 60 anos. A menina vivia em condições deploráveis, pois era mantida acorrentada e a polícia nada fazia para salvá-la. 
   Esta obra traz histórias que são difíceis de sair da cabeça pois são muito emocionantes. A todo momento ficava pensando :" Meu Deus, isso aconteceu de verdade". A autora nos faz refletir o valor da mulher na China, dado que historicamente mulheres são totalmente negligenciadas. E, pelo o que  Xinran nos conta, essa negligência acontece  desde o nascimento, pois o nascimento de um homem é comemorado em contrapartida o de uma mulher é visto com tristeza. É triste saber que na China a submissão e discrição feminina são reverenciadas e por consequência isso aniquila o protagonismo das mulheres.
  As Boas Mulheres da China é um livro muito bom e que com certeza vou fazer releituras. Espero que você tenha a oportunidade de realizar essa leitura, pois esse é um livro que deve ser lido por todos uma vez que ele traz uma história que nunca mais deve se repetir.

__________________________________________________________________________________________

 Espero muito que vocês tenham gostado do post!
Nos acompanhem no Instagram (@Literalmentelendo) para ficar por dentro de todas as dicas de livros.

 Até a próxima!